Mundo

Microfone encontrado no gabinete do embaixador do Equador no Reino Unido

Microfone encontrado no gabinete do embaixador do Equador no Reino Unido

Um microfone escondido foi encontrado no gabinete do embaixador do Equador no Reino Unido, revelou, esta quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros equatoriano, Ricardo Patino.

O dispositivo de vigilância foi encontrado durante uma revista de segurança ao gabinete, quando se preparava a visita do ministro à embaixada em Londres.

Patino esteve na embaixada no Reino Unido a 16 de junho para conversar com o fundador da WikiLeaks, Julian Assange, que reside há mais de um ano naquele espaço.

"Lamentamos dizê-lo, mas esta é mais uma demonstração da perda de ética a nível internacional, no relacionamento entre Governos", afirmou o ministro equatoriano.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico recusou comentar a revelação e o gabinete do primeiro-ministro David Cameron afirmou que não comenta assuntos de segurança.

Julian Assange vive no interior da embaixada do Equador há mais de um ano para evitar a extradição para a Suécia, onde enfrenta uma acusação de violação de duas mulheres.

Assange teme ser extraditado para os EUA, caso seja levado para a Suécia, devido à revelação de documentos confidenciais norte-americanos.

A WikiLeaks está a tentar ajudar Snowden, o ex-espião americano, que deu origem ao escândalo sobre a vigilância de comunicações por parte dos EUA.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG