O Jogo ao Vivo

Mundo

Migrante etíope encontrado escondido no porão de um avião na Suécia

Migrante etíope encontrado escondido no porão de um avião na Suécia

Um jovem etíope foi esta sexta-feira encontrado no aeroporto internacional de Estocolmo dentro do porão de um avião proveniente de Addis Abeba.

O jovem desejava obter asilo na Suécia, segundo a polícia, que acrescentou que o migrante etíope se encontra de boa saúde.

"Os bagageiros descobriram o homem e fomos alertados hoje de manhã. Estávamos com medo de uma possível hipotermia e por isso foi solicitada uma ambulância. Mas ele está bem", afirmou, em declarações à agência francesa AFP, um porta-voz da polícia sueca, Stefan Fardigs.

Um intérprete foi enviado para o local e o jovem, nascido em 1991 (24 anos), disse que desejava pedir asilo às autoridades suecas.

O jovem foi conduzido posteriormente para os escritórios da agência sueca para as migrações.

Segundo o porta-voz da polícia sueca, o jovem conseguiu esconder-se no porão do avião porque trabalhava no aeroporto de Addis Abeba, capital etíope.

"Isso permitiu ao homem aceder à área das bagagens, onde estavam a ser carregadas as malas do voo da Ethiopian Airlines. (...) Ele tinha ainda colocado o cartão de identificação de trabalhador", acrescentou Stefan Fardigs.

PUB

É a primeira vez que um migrante tenta entrar desta forma na Suécia, de acordo com as autoridades locais.

O reino escandinavo é um destino muito desejado entre os requerentes de asilo. Cerca de 70% dos requerentes chegam por estrada ou por ferry depois de atravessar clandestinamente a Europa, enquanto os restantes 30% utilizam a via aérea.

Em 2014, a Suécia concedeu asilo a cerca de 35 mil pessoas, entre os mais de 81.000 pedidos apresentados.

Nos primeiros sete meses deste ano, o número de requerentes de asilo oriundos da Etiópia subiu 140% face ao mesmo período de 2014. No ano passado, um em cada três cidadãos etíopes obteve autorização de asilo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG