Austeridade

Milhares de pessoas concentraram-se em Madrid a pedir demissão do Governo espanhol

Milhares de pessoas concentraram-se em Madrid a pedir demissão do Governo espanhol

Dezenas de milhar de pessoas estão concentradas desde as 18 horas (17 em Portugal continental) na praça Neptuno, em Madrid. Protestam contra a austeridade e com a política do atual Executivo, manchada por suspeitas de corrupção.

Cinco marchas diferentes encheram, este sábado á tarde, algumas das principais dura da capital espanhola. Milhares de pessoas desfilaram em protesto contra a política de austeridade, o desemprego e a corrupção.

No fim da marcha, concentraram-se na praça Neptuno, em Madrid, e repetem as palavras de ordem. "As tuas sobres são os meus cortes" é uma das frases mais populares da manifestação, em referência aos supostos pagamentos ilícitos a dirigentes do PP, alegadamente registados por escrito em documentos do ex-tesoureiro do partido que suporta o Governo espanhol, Luis Bárcenas.

A manifestação, que, até ao momento, está a decorrer de forma pacífica, está a ser aproveitada por milhares de pessoas para exigir a demissão de Mariano Rajoy. A plenos pulmões ou em cartazes e tarjas, "demisíon" é das palavras de ordem mais repetidas na praça Neptuno.

A polícia montou um forte dispositivo de segurança, vedando ruas e colocando inúmeros agentes no local.

"Não ao golpe de Estado financeiro. Não devemos, não pagamos" era o lema que dominava grande parte das "marés" reivindicativas nas diferentes artérias ocupadas, este sábado, na cidade espanhola.

A manifestação em Madrid terminou como a leitura do manifesto "Maré Cidadã unida contra os cortes e a favor de uma verdadeira democracia", documento que critica a pressão dos mercados financeiros e a dívida "ilegítima" criada por eles, e com a entoação da música "Canto a la libertad", do cantor de intervenção espanhol José Antonio Labordeta, falecido em 2010.

PUB

Além de Madrid, a "maré cidadã" foi convocada para cerca de 80 localidades espanholas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG