Mundo

Milhares de pessoas festejam na praça Tahrir partida de Mubarak

Milhares de pessoas festejam na praça Tahrir partida de Mubarak

Vários milhares de pessoas, com bandeiras do Egipto, estão a comemorar sexta-feira na praça Tahrir, no Cairo, o fim do regime do Presidente egípcio Hosni Mubarak, que há uma semana entregou o poder aos militares.

De acordo com a agência noticiosa francesa AFP, o ambiente era de festa entre a multidão que se concentrou para comemorar o fim do governo de Mubarak, depois de quase 30 anos no poder, no local simbólico, onde ocorreram violentos confrontos com apoiantes do Presidente deposto.

"É uma festa, estamos felizes, Mubarak partiu. Penso que vamos regressar todas as semanas, todas as sextas-feiras", declarou à AFP Nasser Mohammed, de 50 anos.

A praça estava cercada por tanques e militares, em cordão, que verificavam as identidades nos diferentes pontos de acesso. Os controlos também estavam a ser feitos por membros de comités populares.

Mubarak entregou o poder a 11 de Fevereiro sob pressão popular e na sequência de 18 dias de manifestações maciças, das quais resultaram 365 mortos, segundo um balanço oficial.

O Presidente deposto entregou o poder ao exército, que suspendeu a Constituição, dissolveu o parlamento e se comprometeu a preparar um regresso do poder civil, cujos responsáveis serão eleitos num prazo máximo de seis meses.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG