Covid-19

Missa do Galo presidida pelo Papa antecipada devido a recolher obrigatório

Missa do Galo presidida pelo Papa antecipada devido a recolher obrigatório

A tradicional Missa do Galo presidida pelo Papa Francisco, na basílica de São Pedro, no Vaticano, será celebrada às 19.30 horas (18.30 horas em Portugal continental), respeitando o recolher obrigatório decretado em Itália devido à pandemia.

O recolher obrigatório em Itália começa às 22 horas.

Em comunicado, o Vaticano anunciou esta quinta-feira que a participação nas celebrações litúrgicas deste período "será muito limitada, com fiéis identificados segundo os métodos utilizados nos últimos meses, no cumprimento das medidas de proteção previstas e sujeito a alterações devido à situação sanitária".

Nas últimas celebrações, apenas cerca de 100 fiéis, a maioria dos quais religiosos do Vaticano, puderam participar e assim será o Natal no Vaticano este ano.

No dia de Natal, às 12 horas (11 horas em Portugal continental), o Papa concede a tradicional bênção 'Urbi et Orbi' (à cidade e ao mundo), na basílica de São Pedro, como já aconteceu na Páscoa, sem se deslocar à varanda.

A Itália já chegaram as primeiras indicações dos bispos das diferentes dioceses para a celebração da Missa do Galo e para todos a regra geral é garantir que os fiéis possam estar em casa às 22 horas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG