Espaço

Missão da NASA colide com "sucesso" com asteroide para alterar trajetória

Missão da NASA colide com "sucesso" com asteroide para alterar trajetória

A sonda da NASA Double Asteroid Redirection Test (DART) colidiu com "sucesso" com o asteroide Dimorphos, naquele que foi o primeiro teste da humanidade para defender a Terra de futuros objetos espaciais.

O choque ocorreu às 19.14 horas locais na Costa Este dos Estados Unidos (00.14 horas em Portugal continental), a 9,6 milhões de quilómetros de distância, com a DART a embater na pequena rocha espacial - lua do sistema binário também formado pelo asteroide Didymos - a 22.500 quilómetros por hora.

Os cientistas aguardavam que o impacto abrisse uma cratera, fizesse lixo com os sedimentos e alterasse a órbita do asteroide.

PUB

Embora pudesse ter sido visto na transmissão em direto da NASA, os cientistas vão ter de esperar dias ou até semanas para ver ser a sonda não tripulada conseguiu alterar ligeiramente a órbita do pequeno planeta.

A missão de 325 milhões de dólares (cerca de 338 milhões de euros) foi a primeira tentativa de mudar a posição de um asteroide ou qualquer outro objeto natural do espaço.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG