Mundo

Morreu Bob Dole, herói da II Guerra Mundial e ex-senador dos EUA

Morreu Bob Dole, herói da II Guerra Mundial e ex-senador dos EUA

Bob Dole, que passou de ferido grave na II Guerra Mundial para se tornar senador dos EUA durante cinco mandatos e candidato à presidência do Partido Republicano em 1996, morreu, este domingo, aos 98 anos.

O anúncio foi feito, este domingo, pela fundação da família de Bob Dole.

"É com o coração pesado que anunciamos que o senador Robert Joseph Dole morreu esta manhã durante o sono", escreveu a Elizabeth Dole Foundation, no Twitter. "Serviu fielmente os Estados Unidos da América durante 79 anos."

Dole foi eleito para o Senado dos EUA em 1968 e reeleito em 1974, 1980, 1986 e 1992, atuando como maioria e líder da minoria no Senado ao longo dos anos. Em 1976, Dole foi escolhido por Gerald Ford para ser candidato a vice-presidente, mas os republicanos perderam para os democratas Jimmy Carter e Walter Mondale. Vinte anos depois, Dole perdeu a disputa pela Casa Branca para o democrata Bill Clinton.

Homenagens para o veterano político dos EUA surgiram rapidamente, incluindo a do ex-vice-presidente Mike Pence, que prestou homenagem a um "homem verdadeiramente grande que viveu uma vida extraordinária de serviço". "A sua falta será profundamente sentida por todos nós que tivemos o privilégio de o conhecer".

A presidente da Congresso, Nancy Pelosi, ordenou que as bandeiras no Capitólio dos EUA fossem colocadas a meia- haste em homenagem a Dole.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG