Espanha

Morreu Rosalía Mera, a mulher mais rica de Espanha

Morreu Rosalía Mera, a mulher mais rica de Espanha

A cofundadora da Inditex, Rosalía Mera, de 69 anos, morreu, na quinta-feira à noite, na sequência de uma hemorragia subaracnóidea e de um edema cerebral.

Rosalía Mera estava a passar uns dias férias em Menorca, quando, na quarta-feira, deu entrada no hospital, onde esteve internada na Unidade de Cuidados Intensivos.

A equipa médica confirmou então que a empresária, natural da Corunha, havia sofrido um derrame cerebral que causou graves danos neurológicos. O seu quadro clínico foi considerado irreversível e a família teve que decidir sobre a situação.

Rosalía Mera era ex-mulher do empresário Amancio Ortega, com quem fundou a Inditex, empresa que gere a cadeia de vestuário Zara.

Era considerada a mulher mais rica de Espanha, com uma fortuna avaliada em quase cinco mil milhões de euros, e, segundo a revista "Forbes" a 66ª mais rica do Mundo.

Em abril de 1986, criou a Fundación Paideia, de apoio à mulher e à integração social de minorias, na Galiza.

No último ano, expressou a sua simpatia pelo movimento dos indignados da Puerta del Sol e, numa das poucas entrevistas que concedeu em vida, confessou que usava roupa menos convencional da Zara.

Há dez anos, aderiu a protestos quando do derrame do petroleiro Prestige, ao largo da Galiza.

Segundo a agência Efe, numa entrevista ao Canal+, quando confrontada com o facto de se ter considerado de esquerda, Rosalía Mera respondeu, aludindo a origens humildes: "Quando se vem de onde venho, não se pode ser de outra maneira".

Outras Notícias