Maine

Mulher morre após ataque raro de tubarão-branco nos Estados Unidos

Mulher morre após ataque raro de tubarão-branco nos Estados Unidos

Uma mulher de 63 anos morreu após ser atacada por um tubarão-branco na costa do estado norte-americano de Maine, na segunda-feira. É apenas o segundo ataque da espécie registado na região e o primeiro a ser fatal.

Julie Holowach, 63 anos, estava a nadar perto de Bailey Island - relativamente próximo da cidade de Portland - na segunda-feira, quando foi atacada pelo tubarão. A mulher, de Nova Iorque, era reformada depois de ter trabalhado na área da moda, noticia a BBC.

É apenas o segundo ataque de tubarão registado no estado de Maine. A espécie não é comum na região por causa das águas mais frias.

Julie estava a nadar a apenas 18 metros da costa com a filha quando foi atacada, segundo o jornal local "Portland Press Herald". A filha não foi ferida.

Um vizinho contou àquele jornal que tinha visto o ataque a partir do seu escritório com vista para o mar. "Conseguia ouvi-la a brincar e a rir. De repente, a Julie começou a gritar por socorro", recordou Tom Whyte. "De repente, a Julie afundou-se. Parecia que tinha sido puxada para baixo", acrescentou, lembrando que a filha tentou nadar em direção à mãe.

Outra testemunha disse ao "Portland Press Herald" que havia "muito sangue na água". Duas pessoas com caiaques ajudaram Julie a chegar à costa após o ataque.

Uma ambulância foi mobilizada para o local, mas mais tarde a vítima foi declarada morta. Um pedaço de dente confirmou que Julie foi atacada por um tubarão-branco, disse uma autoridade local.

Julie estaria a usar um fato de mergulho, mas a filha não, o que levou a especulações sobre se o tubarão poderá ter confundido a mulher com uma foca. Alguns tubarões-brancos foram vistos nos últimos verões no estado de Maine, onde costuma haver muitas focas.

O único ataque de tubarão que havia sido registado nas águas do Maine ocorreu em 2010 e envolveu um mergulhador que se afastava de um tubarão-sardo, de acordo com o "Portland Press Herald". O mergulhador não foi ferido.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG