Lituânia

Multa radical contra estacionamento proibido

Multa radical contra estacionamento proibido

Um autarca lituano adoptou uma estratégia insólita para evitar o estacionamento proibido de automóveis: abalroar os carros mal-estacionados com um tanque. A medida deve-se às queixas regulares de cidadãos sobre os "abusos" cometidos pelos condutores de carros desportivos. Veja o vídeo.

Arturas Zuokas, presidente da Câmara da capital lituana Vilnius, segue dentro de um tanque blindado e abalroa um Mercedes classe S, estacionado numa via destinada exclusivamente a ciclistas.

O dono do automóvel entra em cena alguns momentos depois e fica chocado pela destruição do seu carro. Zuokas cumprimenta-o e diz-lhe para não voltar a estacionar em ciclovias.

"Queria enviar uma mensagem clara às pessoas com carros luxuosos e caros que não podem estacionar onde quiserem, ignorando os direitos de peões e ciclistas", afirma o autarca de 43 anos.

O vídeo mostra ainda o carro a ser rebocado e o presidente da Câmara a varrer os vidros na rua.

Na verdade, trata-se de uma acção de sensibilização encenada pelas autoridades municipais que visa combater o estacionamento ilegal de proprietários de carros luxuosos, como Ferraris e Rolls Royce, em ciclovias.

"É uma falta de respeito e estas atitudes não serão toleradas. É claro que temos que ter senso de humor na minha linha de trabalho e pensei que esta seria uma boa forma de chamar a atenção para o facto de a cidade pretender ser pró-activa na luta contra o estacionamento ilegal", acrescenta o autarca.