Israel

Deputada israelita despeja copo na cara de colega

Deputada israelita despeja copo na cara de colega

A reunião de uma comissão parlamentar israelita ficou marcada, esta segunda-feira, por uma violenta troca de palavras entre um deputado da minoria árabe e uma deputada de Direita, antiga modelo, que saiu do encontro após ter despejado um copo de água na cara do colega.

Este incidente, filmado pelo canal parlamentar de televisão, envolveu a deputada Anastassia Michaeli, de origem russa, do partido israelita Beiteinou, e o deputado trabalhista árabe Ghaleb Majadleh, que discutiam sobre a participação de uma escola árabe israelita numa manifestação de defesa dos direitos do Homem.

Depois de ter sido interrompido pela deputada de Direita, Ghaleb Majadleh mandou-a "calar a boca". Sentindo-se insultada, Anastassia Michaeli atirou-lhe com um copo de água à cara e saiu da sala, conta a France Press.

"É revelador", disse, então, o deputado trabalhista árabe. "Estou certo de que não vai aceitar este comportamento selvagem e fascista", referiu depois, dirigindo-se ao presidente da comissão parlamentar.

Anastassia Michaeli acabaria por justificar a sua acção através de um comunicado. "Os dias em que um homem pode insultar publicamente e agir violentamente contra uma mulher já terminaram", escreveu, acrescentando: "Penso que a água é um óptimo meio para fazer baixar a temperatura".

A deputada foi recentemente acusada de racismo e discriminação por propor uma lei que obrigue a reduzir o volume do chamamento muçulmano para a oração, como forma de combate ao ruído.