Mundo

Estudantes do MIT descobriram segredo da lotaria

Estudantes do MIT descobriram segredo da lotaria

Um grupo de estudantes norte-americanos do MIT descobriu o segredo por detrás da lotaria através de cálculos matemáticos e probabilidades. Ganharam milhões de dólares com o esquema mas, agora, foram descobertos.

Um grupo de estudantes norte-americanos do prestigiado Massachusetts Institute of Technology (MIT) descobriru a fórmula mágica por detrás da lotaria. Através de cálculos matemáticos e probabilidades, os estudantes elaboraram um esquema que lhes permitiu ganhar, segundo uma investigação do jornal "Boston Globe", oito milhões de dólares (6,4 milhões de euros) só no ano de 2005.

Os estudantes perceberam que se gastassem 100 mil dólares (80,5 mil euros) em boletins poderiam garantir o êxito na Lotaria de Massachusets. Segundo a revista "Times", os estudantes também comprovaram que, se gastassem 600 mil dólares (483 mil euros), as probabilidades de ganharem eram de 15% a 20%.

Deste modo, quando o prémio da lotaria superava os dois milhões de dólares (1,6 milhões de euros), os estudantes punham em marcha o seu plano. O sucesso foi tal que até chegaram a deixar os seus postos de trabalho. O esquema decorria com o conhecimento da Lotaria de Massachusets que não os denunciava porque, assim, aumentava as vendas. Além disso, não é ilegal comprar milhares de boletins.

Por este motivo, quando a polícia descobriu o esquema, não deteve o grupo porque não havia manipulação do sorteio, apenas muitos cálculos e perspicácia por parte dos estudantes. A única solução foi apreender os bilhetes deste ano.

Todavia, este caso não é inédito nos EUA. Há uns anos, um grupo de estudantes do MIT também ganhou milhares de dólares nos casinos de Las Vegas e até serviram de inspiração para o filme "21 Black Jack".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG