Mundo

Cacho de uvas vendido no Japão por quatro mil euros

Cacho de uvas vendido no Japão por quatro mil euros

Um cacho de uvas de uma casta rara que só é cultivada no Japão foi adquirido num leilão por um valor recorde de 550 mil ienes (quatro mil euros), segundo a cadeia televisiva nipónica NHK.

O cacho com 34 uvas, cada uma a pesar cerca de 30 gramas, pertence à casta ruby roman que é cultivada apenas na província de Ishikawa, no oeste do Japão.

As uvas foram compradas por um operador de espaços para casamentos de Ishiawa, no primeiro leilão da temporada de 2014, que se realizou no mercado abastecedor de Kanazawa, a capital da província.

A NHK adianta que o preço recorde deste ano se deve provavelmente ao facto de a região ter registado mais horas de sol, o que melhorou a qualidade e aspeto do produto.

As uvas deste cacho tinham um diâmetro de mais de três centímetros.

A ruby roman, considerada a casta de uva de mesa mais cara do mundo, é vendida no mercado desde 2008, ano em que o primeiro cacho da temporada alcançou um preço de 100 mil ienes (720 euros).

Caracterizada pela sua intensa cor avermelhada e tamanho grande, os agricultores de Ishikawa esperam vender cerca de 16 mil cachos desta casta exclusiva até setembro, quando a temporada acaba.