Galápagos

Pai de 800 tartarugas salva espécie da extinção

Pai de 800 tartarugas salva espécie da extinção

Diego tem mais de 100 anos e é a tartaruga responsável por sozinho salvar uma espécie da extinção, depois de contribuir para o nascimento de 800 crias de Tartaruga-das-galápagos.

"É um macho muito ativo. Contribuiu bastante para o repovoamento da ilha", disse Washingont Tapia, um especialista na preservação de tartarugas do Parque Nacional das Galápagos, ao The National.

A tartaruga gigante das Galápagos, a maior espécie de tartaruga do mundo, apenas se pode encontrar em natureza na ilha Española, situada no sudeste deste arquipélago. É mais uma espécie de animal em vias de extinção.

Cinquenta anos antes de Diego chegar a esta ilha, apenas existiam dois machos e 12 fêmeas na ilha. A tartaruga macho foi retirada da ilha para um zoo, mas voltou em 1976, onde foi inserido num programa de reprodução.

"Fizemos um estudo genético e descobrimos que ele é pai de quase 40% das crias libertadas na natureza na ilha Española", disse Tapia

Diego está a viver num recinto com seis fêmeas desta espécie de tartarugas na ilha de Santa Cruz, uma das maiores do arquipélago das Galápagos.