África do Sul

Pigcasso, a porca que pinta quadros que valem mil euros

Pigcasso, a porca que pinta quadros que valem mil euros

Pigcasso, uma porca de 10 meses, pinta quadros abstratos e está a fazer enorme sucesso na Cidade do Cabo, África do Sul. É o primeiro animal a ter uma galeria de arte e cada um dos quadros custa 1000 euros.

O animal foi resgatado com quatro semanas de uma empresa sul-africana pela ativista Joanne Lefson. A partir daí, Pigcasso começou a interessar-se pela pintura. "Era o único que não comia os lápis", refere Joanne à Nathional Geographic.

Quando percebeu o talento da porca, a ativista começou a treinar o animal através de reforços positivos, recompensado Pigcasso pelo seu trabalho, através de comida. Joanne afirma que não obriga o porco a pintar.

Pigcasso pinta no interior como no exterior e os seus quadros têm cores vivas. Em janeiro, inaugurou a sua primeira exposição, Oink!, que estará em cidades como Londres, Paris, Berlim e Amesterdão.

O dinheiro dos quadros, disponíveis na exposição e no site da "artista", é utilizado para financiar o refúgio onde a porca vive. Todos os seus quadros possuem um certificado de autenticidade assinado por Pigcasso.

ver mais vídeos