Mundo

Morreu ao descer montanha em bola de plástico gigante

Morreu ao descer montanha em bola de plástico gigante

Dois jovens russos encontraram a desgraça ao caírem de uma pista de esqui quando praticavam a atividade radical "Zorbing" - percorrer uma certa distância dentro de uma bola de plástico gigante. Um dos jovens morreu e o outro ficou ferido. Veja o vídeo.

Denis Bukarov e Vladimir Scherbov, dois jovens russos da cidade de Piatigorsk, na república russa da Karachay-Cherkessia, decidiram na manhã do passado dia 3 de janeiro, celebrar de uma forma radical a entrada no ano de 2013.

Deslocaram-se a um "resort" turístico da montanha Musa Achitara, um dos locais de eleição para prática de desportos de neve do Cáucaso russo, com o intuito de praticarem esqui, mas ao chegarem ao local, depararam-se com a prática da atividade radical "Zorbing" que ocorria no mesmo local, e decidiram experimentar.

Pelo preço de 300 rublos, cerca de 7,5 euros, os dois jovens podiam percorrer uma distância de cerca de 100 metros dentro de uma "Zorb", uma enorme bola de plástico com cerca de 3,5 metros de diâmetro, num percurso delineado dentro da pista de esqui daquela estância turística.

No entanto, o pior aconteceu quando a bola em que seguiam fugiu de controlo e caiu pelo desfiladeiro Ganachirskogo, uma das vertentes da área delimitada para a pista de esqui que tem uma inclinação de cerca de 70%.

Segundo os dados do jornal russo "Komsomolskaya Pravda", a bola "Zorb" e os dois jovens só foram encontrados a mais de um quilometro e meio do local em que estavam, na superfície de um dos lagos gelados daquela montanha, chamado de "Olho de Papagaio".

PUB

A bola estava numa área de bosque de difícil acesso às equipas de resgate, mas com os seus ocupantes ainda no interior.

O resultado deste acidente acabou por ser fatal para o jovem Denis Bukarov, de 27 anos, que não resistiu às graves lesões que sofreu na sua coluna vertebral e nuca, e faleceu antes de conseguir chegar a um hospital.

A outra vítima, Vladimir Scherbov, de 33 anos, está ainda internado demonstrando apenas uma comoção cerebral e algumas lesões físicas menores.

Os organizadores desta ação radical já estão a ser investigados pelas autoridades russas, devido ao crime de negligência no correto funcionamento da atividade, e podem incorrer numa pena de até 10 anos de cadeia.

Segundo a opinião de alguns especialistas, os jovens que sofreram o acidente estiveram sujeitos a forças "G" que só comparáveis às que são sentidas pelos astronautas em voos espaciais. Algo que por si só pode ser fatal, principalmente sem treino.

O "Zorbing" é uma atividade radical que começou nos anos 70, na Nova Zelândia. E são conhecidos poucos acidentes fatais na prática deste desporto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG