Mundo

NASA antecipa vídeo que explica porque o mundo não acabou

NASA antecipa vídeo que explica porque o mundo não acabou

A NASA está tão certa que o mundo não vai acabar que produziu um vídeo, com data prevista de divulgação a 22 de dezembro mas que foi antecipado, a explicar porque o fim do mundo não aconteceu. Veja o vídeo.

"Porque o mundo não acabou ontem" é o título do vídeo da NASA, cuja divulgação foi antecipada, numa altura em que um em cada cinco norte-americanos acredita que o mundo acaba no próximo dia 21 e há muita gente a viajar para locais considerados "santuários" para se salvar.

Ao longo de quatro minutos, um narrador da NASA explica que a alegada profecia maia em que se baseiam os rumores apocalípticos partem de um erro de interpretação.

John Carlson passou os últimos 35 anos a estudar o assunto e recorda que a civilização maia tinha grandes astrónomos e desenvolveram uma linguagem escrita mas, o que o impressionou, foi o seu extenso sentido do tempo.

O calendário maia está pensado para registar intervalos de tempo muito longos. É como um "conta-quilómetros" que, quando esgota os seus dígitos retorna ao zero outra vez, explica John Carlson. O fim do calendário não significa que o mundo vai acabar, mas que uma nova contagem irá começar. Aqui reside a chave dos rumores sobre o fim do mundo, acrescenta.

Segundo o astrónomo Don Yeomans, nenhum cometa ou asteróide tem a Terra na sua trajetória. Tão pouco há planetas a vaguear pelo cosmos que vão colidir com a nosso planeta. Se houvesse, sublinha o astrobiólogo David Morrison, seria um dos objetos mais brilhantes jamais observados no céu.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG