Coreia do Sul

Oposição revoltada lança gás lacrimogéneo no Parlamento sul-coreano

Oposição revoltada lança gás lacrimogéneo no Parlamento sul-coreano

O Parlamento da Coreia do Sul viveu, esta terça-feira, momentos tumultuosos. Uma votação surpresa, convocada pelo Governo, que aprovou o comércio livre com os Estados Unidos da América levou a oposição a lançar gás lacrimogéneo no Parlamento, como forma de protesto. Veja o vídeo.

O Governo sul-coreano, do Grand National Party, antecipou a votação do acordo que previa o livre comércio com os Estados Unidos (EUA), o que provocou a ira dos opositores. A oposição acredita que o acordo beneficia somente os norte-americanos.

Depois da ratificação do acordo, com 151 votos a favor e sete votos contra, a oposição lançou gás lacrimogéneo como forma de protesto. A "Folha.com" publicou o vídeo do momento em que o gás foi lançado.

Do lado de fora do edifício parlamentar, os opositores ao tratado entraram em confronto com as forças policiais que tentaram manter a ordem no Parlamento.

O tratado aprovado é o maior acordo de livre comércio com os EUA desde 1994. De acordo com o governo sul-coreano, o comércio bilateral com os EUA totalizou os 66 mil milhões de euros em 2010.

Outros Artigos Recomendados