Um paciente surdo esteve sete horas à espera de ser atendido nas urgências de um hospital espanhol, porque apenas foi chamado através do sistema sonoro.
Juan José Aguilera denunciou o caso no Facebook. Contou que deu entrada no serviço de urgências do Hospital Torrecárdenas, en Almería, Espanha, às 11 horas da manhã de 26 de julho e esteve na sala de espera até às 17.30 horas, porque apenas foi chamado pelo sistema de som do hospital, apesar de ter informado, à chegada, de que era surdo.
Como ninguém no hospital teve em conta a sua surdez, esteve quase sete horas no hospital à espera. Acabou por sair sem ser atendido, já depois de reclamar.
Através de um vídeo divulgado no Facebook, Juan José Aguilera denunciou a situação e apelou aos profissionais de saúde para que tenham em atenção a presença de pacientes surdos nas urgências, pedindo que se acerquem deles quando chegar a hora de serem atendidos.
As autoridades de saúde de Espanha já pediram desculpas ao paciente, através da administração do hospital, alegando que se tratou de um "incidente pontual".
O centro hospitalar de Torrecárdenas sublinhou que tem um protocolo sobre o atendimento de pessoas surdas no serviço de urgências, que prevê a anotação da condição do paciente desde que este passa pela triagem, lamentando os "incidentes pontuais que possam ocorrer".