Mundo

Vietnamita operado com sucesso a tumor de 90 quilos

Vietnamita operado com sucesso a tumor de 90 quilos

Um vietnamita, de 31 anos, foi operado com sucesso a um tumor de 90 quilos, removido da sua perna direita numa cirurgia que se prolongou por dez horas e que foi transmitida em directo na televisão do Vietname.

Nguyen Duy Hai começou a ser operado cerca das 09.00 horas e, às 19.00 horas, foi anunciado que a operação de remoção do tumor tinha sido um sucesso.

Não foram dados detalhes sobre o estado clínico do paciente após a intervenção, que os médicos classificavam de alto risco, havendo perigo de morte durante a cirurgia ou nos cuidados pós-operatórios.

O tumor de Nguyen Duy Hai começou a crescer quando ele tinha quatro anos e está associado a uma rara mutação genética.

Em 1997, foi-lhe amputada a perna até à zona acima do joelho na esperança de conseguir travar o crescimento do tumor, o que não se veio a verificar.

A operação de remoção do tumor decorreu no hospital franco-vietnamita da cidade de Ho Chi Minh e foi chefiada por McKay McKinnon, cirurgião americano que removeu com sucesso um tumor com 80 quilos, de uma mulher romena, em 2004, e também de José Mestre, um português que tinha um tumor facial com cinco quilos e meio.

"É normal ter medo da morte numa situação assim e eu não sou excepção. Mas quando soube que era o médico McKinnon que me ia operar, recuperei a esperança", disse Nguyen Duy Hai, antes da operação.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG