Pequim

Muralha da China tem afinal 20 mil quilómetros

Muralha da China tem afinal 20 mil quilómetros

A Muralha da China, estrutura que se pensava ter oito mil quilómetros de comprimento, mede, afinal, 20 mil quilómetros na totalidade. A nova medida resulta de cálculos apresentados por topógrafos chineses que se juntaram para medir o monumento com a maior precisão possível.

Contrariamente à crença popular, a Muralha da China não é uma só estrutura mas um conjunto de fortificações, construídas ao longo de dois mil anos, por ordem de 13 dinastias.

O monumento, que teria oito mil quilómetros na última medição, tem sido uma das maiores atrações turísticas da China devido à imponência.

No entanto, os cálculos apresentados na época só implicaram o tamanho do muro da dinastia Ming, uma das poucas paredes ainda resistentes.

"A parede Ming só foi medida duas vezes, a primeira pela ordem do imperador Kangxi, em 1700, e a segunda em 2006", explicou William Lindesay, especialista britânico da Grande Muralha.

Posteriormente, em 2007, a administração do património cultural da China destacou equipas em 15 províncias chinesas com a tarefa de medir todas as partes ou ruínas da muralha que estivessem na sua jurisdição.

A expedição revelou que a Grande Muralha tem, na extensão total, mais de o dobro do comprimento estipulado em 2006.

PUB

"Esta medida (20 mil quilómetros) contempla todas as paredes que foram alguma vez construídas, mesmo as que já não existem", explicou Dong Yaohui, vice-diretor da Associação da Grande Muralha da China.

Durante a medição, foram encontrados e identificados cerca de 43 mil locais históricos, disse Tong Mingkang, responsável pela administração do património cultural chinês.

Apenas 8.2% da muralha construída durante a dinastia Ming mantém-se intacta. No entanto, quase três quartos desta percentagem já estão em fase de degradação acentuada.

"Este esforço faz parte de uma nova iniciativa dedicada a preservar a estrutura", acrescentou Mingkan em declarações ao jornal "The Telegraph".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG