Desafio “Lunar Loo”

NASA oferece prémio em dinheiro pela melhor "sanita lunar"

NASA oferece prémio em dinheiro pela melhor "sanita lunar"

A próxima viagem à Lua já está marcada, mas há que assegurar o conforto dos astronautas. A NASA endereçou, assim, um desafio a todos os designers: o de criarem uma sanita possível de ser usada na superfície lunar.

Artemis é o programa da NASA que, em 2024, promete levar a primeira mulher (e o próximo homem) à lua com tecnologias inovadoras que permitam explorar a superfície lunar de forma mais eficaz. Mas a agência espacial não quer descurar o conforto dos astronautas.

Por isso, está a desafiar todos os designers a usarem a imaginação para criarem uma espécie de sanita lunar capaz de funcionar no espaço e na superfície da lua. Terá de ser, portanto, um equipamento compacto e leve (menos de 15kg) para as necessidades primárias da tripulação.

A "sanita", possível de ser usada por ambos os sexos durante sete dias, terá de consumir menos de 70 Watts de energia e ser de fácil manutenção e limpeza.

A Estação Espacial Internacional já conta com sanitas espaciais, mas que apenas funcionam em microgravidade. O desafio "Lunar Loo" integra duas categorias: técnica (com um prémio de 35 mil dólares - mais de 31 mil euros) e júnior (reconhecimento público da NASA).

As inscrições no desafio terminam a 17 de agosto.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG