mau tempo

Navio holandês à deriva ao largo da Galiza

Navio holandês à deriva ao largo da Galiza

As autoridades marítimas conseguiram controlar o navio de carga holandês "Abis Calais", numa zona muito próxima do litoral, ao largo de Ferrol, no norte da Galiza. A embarcação sofreu uma avaria mecânica numa hélice, tendo ficado à deriva.

A operação tinha falhado, quando por volta das 19.30 horas de terça-feira, devido às más condições meteorológicas e numa altura em que as autoridades acabavam de decretar alerta vermelho em toda a costa galega.

Ao princípio da noite, o cargueiro com oito tripulantes a bordo preparava-se para entrar, mas o porto de Ferrol foi fustigado pelo mau tempo.

As autoridades espanholas puseram de prevenção meios aéreos para o caso de ser necessária a intervenção dos helicópteros na retirada da tripulação que se encontra a bordo do navio.

O "Abis Calais", um cargueiro com 115 metros, que faz a ligação entre Portugal e o Reino Unido, transporta cinco mil toneladas de madeira, registou esta terça-feira uma avaria mecânica numa hélice, tendo ficado à deriva a doze milhas a noroeste do cabo Prior, Galiza.

Os dois primeiros rebocadores conseguiram amarrar o cargueiro a meio da tarde, a sete milhas do cabo Prior, apesar do vento forte e de ondas que chegaram a atingir os nove metros.

Mais tarde, um rebocador contratado pelo armador do navio holandês e uma outra embarcação da Armada espanhola envolveram-se na operação, que se vai prolongar ainda durante a madrugada, até ao momento em que o navio conseguir entrar na barra, previsivelmente por volta das 07.00 horas (06.00 horas em Portugal continental).