O Jogo ao Vivo

União Europeia

Negociações do Brexit "serão difíceis" e manter a unidade também

Negociações do Brexit "serão difíceis" e manter a unidade também

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, reconheceu este sábado que as negociações sobre o 'Brexit' serão difíceis e adiantou esperar que os 27 mantenham ao longo do processo a união demonstrada em Bruxelas.

"As negociações a sério [com Londres] só começam depois das eleições de 8 junho e serão difíceis, será também difícil manter a unidade hoje demonstrada, mas tudo faremos para isso", disse Juncker, falando, em conferência de imprensa, no final da cimeira da UE.

A unidade hoje demonstrada, e que levou a que as orientações do Conselho Europeu para as negociações do 'Brexit' tivessem sido adotadas imediatamente após o início dos trabalhos, "não é de fachada", referiu também.

O líder do executivo comunitário sublinhou ainda ser necessário "chegar a acordo sobre as condições do divórcio" com Londres, e só depois pode haver outras conversações.

Também o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, alertou que "a unidade dos 27 é a primeira e mais importante condição política" para negociar um acordo de saída do Reino Unido.

Os direitos dos 4,5 milhões de cidadãos dos 27 que vivem, trabalham e estudam no Reino Unido e vice-versa são uma preocupação fundamental dos líderes europeus, tendo Tusk sublinhado que Londres deve dar "uma resposta séria" a este ponto.

PUB

No primeiro Conselho Europeu formalmente com formato a 27, os líderes da UE adotaram as diretrizes da União para as negociações com o Reino Unido, como constatou o presidente da Comissão Europeia.

A cimeira destinou-se à adoção das orientações para as negociações com Londres, com a presença do negociador chefe da UE, Michel Barnier, a quem será posteriormente dado um mandato para conduzir as negociações em representação dos "Vinte e Sete".

O mandato para Barnier deverá estar pronto até 22 de maio, mas as negociações só arrancarão depois das eleições no Reino Unido marcadas para 08 de junho.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG