China

"Nenhuma nação pode negar os direitos" dos seus cidadãos, defende Hillary Clinton

"Nenhuma nação pode negar os direitos" dos seus cidadãos, defende Hillary Clinton

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse esta quinta-feira em Pequim que "nenhuma nação pode ou deve negar" os direitos dos seus cidadãos, sem se referir explicitamente à disputa acerca de um conhecido dissidente chinês.

"Acreditamos que todos os governos tem de responder às aspirações dos seus cidadãos à dignidade e ao primado da lei e que nenhuma nação pode ou deve negar esses direitos", disse Hillary Clinton na abertura da 4.º ronda do Diálogo Estratégico e Económico China-Estados Unidos, que decorre durante dois dias na capital chinesa.

A secretária de Estado norte-americana evitou, contudo, mencionar Chen Guangcheng, o advogado dissidente cego que se refugiou na semana passada na Embaixada dos Estados Unidos em Pequim depois de ter escapado à prisão domiciliária ilegal numa aldeia da província de Shandong, nordeste da China.

Chen Guangcheng saiu na quarta-feira da embaixada e o governo chinês requereu que os Estados Unidos apresentassem um pedido de desculpa por o terem acolhido nas suas instalações.

A sessão do Diálogo Estratégico e Económico China-Estados foi aberta, esta quinta-feira, pelo presidente chinês, Hu Jintao, que exortou os dois países a "abordar as suas diferenças de maneira correta".

"Dadas as diferentes condições nacionais, é impossível a China e os Estados Unidos terem a mesma visão sobre todas as questões", disse o lider chinês.

Além de Clinton, participam na reunião o secretário norte-americano do Tesouro, Timothy Geithner, e, do lado chinês, Wang Qishan (vice-primeiro-ministro) e Dai Bingguo (conselheiro de Estado com o pelouro da política externa).

PUB

As declarações de Hillary Clinton surgem na mesma altura em que um responsável norte-americano, citado pela agência noticiosa AFP, afirmou que os Estados Unidos estão dispostos a ajudar o dissidente a deixar a China.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG