Pacífico

Nova "grande erupção" sentida em vulcão submarino em Tonga

Nova "grande erupção" sentida em vulcão submarino em Tonga

Uma nova "grande erupção" foi detetada este domingo num vulcão em Tonga, no oceano Pacífico, a norte da Nova Zelândia, revelou o Centro Australiano de Observação de Cinzas Vulcânicas.

Segundo este centro de monitorização, a mais recente erupção do vulcão foi registada às 22.10 horas (hora de Portugal).

A informação é corroborada pelo Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, que revelou ter registado "grandes ondas" na região, presumivelmente relacionadas com a atividade do vulcão no Pacífico sul.

O vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha'apai entrou em erupção na sexta-feira, provocando um tsunami que afetou o Pacífico, do Japão ao Peru e aos Estados Unidos da América.

"O tsunami teve um enorme impacto no litoral norte de Nuku'alofa", a capital de Tonga, mas não há registo de vítimas no arquipélago, afirmou no domingo a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern.

PUB

À BBC, a Federação Internacional de Cruz Vermelha e Crescente Vermelho calcula que pelo menos 80 mil pessoas tenham sido afetadas no arquipélago.

A atmosfera na região está coberta de cinza vulcânica, foram registados cortes de energia e falhas nas comunicações, pelo que a Nova Zelândia anunciou o envio de um avião para avaliar os estragos.

O impacto da erupção e do tsunami fizeram-se sentir a nível global, com diferentes escalas de intensidade.

De acordo com a agência France-Presse, no Peru, duas mulheres morreram numa praia, por causa de "ondas anormais" provocadas pelo vulcão, a mais de 10.000 quilómetros.

No domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera revelou que o tsunami provocou em Portugal alterações no nível do mar nos Açores, na Madeira e na zona de Peniche.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG