O Jogo ao Vivo

Estudo

Novo vírus da gripe encontrado na China tem potencial para causar nova pandemia

Novo vírus da gripe encontrado na China tem potencial para causar nova pandemia

Um novo vírus da gripe detetado em porcos na China poderá ter o potencial para causar uma nova pandemia, caso se comece a propagar entre humanos.

Este vírus é semelhante à gripe suína (A/H1N1pdm09) detetada pela primeira vez em 2009. Foi identificado por investigadores britânicos e chineses, num estudo realizado na China, e publicado na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences".

Os investigadores explicam que este novo vírus, identificado como G4 EA H1N1, pode sofrer mutações e propagar-se entre humanos, através das vias respiratórias. Visto que, tal como a covid-19, é um vírus recente, as pessoas podem ter pouca ou mesmo nenhuma imunidade a esta ameaça, que assim pode tornar-se global - uma pandemia.

Entre 2011 e 2018, este vírus foi detetado em matadouros e em vários trabalhadores de suiniculturas na China. O estudo analisou mais de 300 amostras de soro de trabalhadores de 15 explorações suínas na China e constatou que 10,4% tinham anticorpos contra o G4, o que prova a transmissão para humanos.

"A emergência da pandemia de 2009 do vírus H1N1 demonstrou a importância dos porcos em novos surtos", diz o estudo, em referência à nova estirpe do vírus da gripe A surgida naquele ano, e que tinha material genético do vírus da gripe suína, humana e das aves.

Tal como explica à "BBC" Kin-Chow Chang, professor na Universidade de Nottingham, apesar de este vírus não ser um problema imediato, não deve ser ignorado.

"Agora estamos distraídos com o coronavírus e tem de ser assim. Mas não podemos esquecer outros vírus potencialmente perigosos", referiu.

Os vírus da gripe raramente geram pandemias e estão em constante mutação, sendo esse o motivo pelo qual as vacinas da gripe também têm a necessidade de serem alteradas.

No entanto, 10,4% dos testes realizados a este novo vírus deram positivo o que gera o medo de uma vaga de propagação.