Refugiados

Número de refugiados sírios ultrapassa os 1,4 milhões

Número de refugiados sírios ultrapassa os 1,4 milhões

O número de refugiados sírios ultrapassou os 1,4 milhões, indicou o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, alertando para a dificuldade em assegurar tratamentos médicos.

De acordo com os dados revelados pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), o número total de refugiados sírios é de 1401435.

"Isto corresponde a 30% a mais do que o total previsto no Plano Regional de Resposta aos Refugiados para os finais de junho de 2013", salienta a agência das Nações Unidas.

PUB

Apenas 55% do financiamento prometido para ajudar os refugiados chegou à organização. "Nós não conseguimos lidar com todos os casos e custos", afirmou o diretor adjunto do ACNUR.

Mais de 1,4 milhões de pessoas abandonaram a Síria desde que a guerra civil começou, em março de 2011, devido a violentos protestos contra o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad.

Os refugiados fugiram para os países vizinhos, nomeadamente o Líbano, a Turquia, o Iraque e a Jordânia, que se defrontam com dificuldades, nomeadamente para garantir tratamentos médicos.

As Nações Unidas referem que o tratamento de alguns pacientes é extremamente caro, existindo uma proporção significativa de idosos com "doenças crónicas", incluindo cancro e doenças cardiovasculares.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG