vulcão

Nuvem vulcânica já causou mais prejuízos que os ataques do 11 de Setembro

Nuvem vulcânica já causou mais prejuízos que os ataques do 11 de Setembro

A nuvem de cinza que resultou da erupção vulcânica na Islândia continuou hoje, sábado, a perturbar o tráfego aéreo em toda a Europa, levando ao cancelamento de cerca de 17 mil voos, divulgou a Organização da Aviação Civil Internacional.

Segundo estimativas da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), os prejuízos causados ao tráfego aéreo mundial pela nuvem de cinza vulcânica ultrapassam os que foram causados pelos atentados de 11 de Setembro.

Os 16 aeroportos da Alemanha continuam fechados e o espaço aéreo deste país vai manter-se encerrado até às 13 horas de domingo. A Lufthansa anulou todos os seus voos a nível mundial até às 11 horas de domingo.

O espaço aéreo da Letónia, da Lituânia e da Estónia também está fechado e o tráfego aéreo suspenso na Letónia e na Estónia até às 2 horas de domingo.

Na Bielorrússia foram cancelados vários voos e outros partiram com atraso de Minsk enquanto na Rússia o espaço aéreo mantém-se aberto mas os voos para o norte e ocidente foram cancelados e na Roménia o espaço aéreo foi totalmente encerrado a partir das 17 horas.

A Bulgária encerrou o espaço aéreo a partir das 20 horas, a Hungria mantém o seu encerrado até às 09:00 de domingo, a Polónia tem o espaço aéreo fechado até nova ordem e a Croácia teve o seu espaço aéreo encerrado desde as 2:00.

A Bélgica e a Dinamarca têm o espaço aéreo fechado até às 5 horas de domingo.

Em Espanha foram encerrados sete aeroportos durante a tarde mas que já reabriram e a companhia aérea Ibéria cancelou todos os voos europeus, com excepção dos que tinham como destino Portugal, o sul de Itália, a Grécia e a Turquia.

Portugal cancelou desde quinta feira 849 voos.

A Finlândia  anulou os voos até às 11 horas de domingo. Em França os aeroportos parisienses vão estar encerrados até segunda feira de manhã.

O Reino Unido manteve hoje o seu espaço aéreo fechado, que assim permanecerá pelo menos até às 5 horas de domingo.

O espaço aéreo irlandês vai manter-se encerrado até às 11 horas de domingo e a companhia aérea Ryanair cancelou todos os seus voos para a Europa do Norte e países bálticos até pelo menos às 11 horas de domingo.

Os aeroportos da Islândia mantém-se abertos dependendo da direcção que a nuvem de cinza vulcânica toma em função do vento que se faz sentir.

No norte de Itália está encerrado o espaço aéreo até às 5 horas de segunda-feira

A companhia escandinava SAS cancelou todos os seus voos previstos para o fim-de-semana, com excepção dos voos internos para norte da Noruega, totalizando já um total de 630 cancelamentos.

As nuvens de cinzas que assolam o norte da Europa foram provocadas pela erupção, na quarta feira de manhã, de um vulcão do glaciar Eyjafjallajokull, no Sul da Islândia.

Por todo o mundo foram cancelados vários voos com destino ao Norte e Centro da Europa devido a preocupações de segurança.