Mundo

Obama é o primeiro presidente dos EUA a pisar Cuba em 88 anos

Obama é o primeiro presidente dos EUA a pisar Cuba em 88 anos

O presidente norte-americano, Barack Obama, aterrou este domingo em Havana tornando-se o primeiro líder dos Estados Unidos a visitar Cuba nos últimos 88 anos, e mostrando-se ansioso para conhecer o povo cubano.

O Air Force One, avião presidencial norte-americano, aterrou perto das 16:15 locais (20:15 hora de Portugal continental) no aeroporto Jose Martin, nome do pai da independência da antiga colónia espanhola.

Numa curta mensagem na rede social Twitter, divulgada pouco depois de aterrar, Barack Obama escreveu em espanhol, usando uma expressão popular para perguntar como estão os cubanos ("'Que bolá Cuba?'") e mostrou-se "ansioso para conhecer e ouvir diretamente o povo cubano".

Barack Obama tornou-se hoje o primeiro presidente norte-americano, depois de Calvin Coolidge, a visitar Cuba, procurando acabar com décadas de animosidade relacionada com a Guerra Fria.

"Estou muito emocionada, é o momento pelo qual nós mais esperámos, ele está aqui, em Cuba!", afirmava extasiada Amarilis Sosa, ao observar em direto pela televisão à chegada do presidente norte-americano.

Sorridente, o presidente Obama desceu as escadas do avião com um guarda-chuva e acompanhado da sua mulher Michelle e das duas filhas, Malia, de 17 anos, e Sasha, 14 anos.

"É uma ocasião histórica!", exclamava o comentador de televisão cubano que transmitia a chegada de Barack Obama ao aeroporto Jose Marti, nome do pai da independência desta antiga colónia espanhola.

"É uma visita histórica e uma chance única", afirmou Obama ao reencontrar num hotel da cidade o pessoal da embaixada norte-americana. Washington e Havana restabeleceram relações diplomáticas em julho de 2015.

Poucas horas antes da chegada do president norte-americano as autoridades cubanas detiveram dezenas de dissidents na habitual procissão dominical das Mulheres de Branco, perto de uma igreja no oeste de Havana.