Barack Obama

Obama recebe saudações portuguesas

Obama recebe saudações portuguesas

O presidente da República felicitou Barack Obama pela sua reeleição, lembrando o "papel da significativa comunidade de portugueses e lusodescendentes" nos EUA. O líder do PS diz que a vitória de Obama é a esperança noutro caminho "para sair da crise".

"Nesta oportunidade, tão simbólica para os Estados Unidos da América, não posso também deixar de sublinhar o papel da significativa comunidade de portugueses e lusodescendentes que vive e trabalha nos Estados Unidos da América e que constitui um elo fundamental de ligação entre os nossos dois países", pode ler-se na mensagem de Cavaco Silva a Barack Obama.

Desejando a Obama "votos do maior sucesso" para o segundo mandato na Casa Branca, Cavaco Silva evocou a participação do reeleito presidente norte-americano na cimeira da Aliança Atlântica, em Lisboa, em 2010, manifestando-se convicto de que nos próximos anos "os laços históricos de amizade" que unem os dois países se reforçarão e serão encontradas "novas modalidades de cooperação" para reforçar as "já intensas relações bilaterais" entre Lisboa e Washington.

Esperança "para sair da crise"

O secretário-geral do PS, António José Seguro, considerou que a reeleição de Obama representa "um sinal de esperança para todos os que acreditam haver outro caminho para sair da crise".

"A vitória do Presidente Obama é mais um sinal de esperança para todos os que acreditam haver outro caminho para sair da crise. Foi a vitória da tolerância, da inclusão e da paz. Foi a vitória da democracia sobre os mercados. Foi a vitória do crescimento e do emprego. Foi a vitória de quem acredita no progresso, na justiça social e na igualdade", pode ler-se numa mensagem de Seguro publicada no site do PS e na rede social Facebook.

O líder socialista espera igualmente que da reeleição de Obama "resulte um aprofundamento das históricas relações" entre Lisboa e Washington.