O Jogo ao Vivo

Mundo

Objeto avistado a flutuar não pertence ao avião desaparecido

Objeto avistado a flutuar não pertence ao avião desaparecido

Um helicóptero de salvamento vietnamita recuperou um objeto amarelo avistado a flutuar e concluiu que não se trata de uma balsa salva-vidas pertencente ao avião da Malaysia Airlines desaparecido, no sábado, com 239 pessoas a bordo. Um avião civil avistou o objeto e foram enviados para a zona meios para investigar.

O objeto foi recuperado esta segunda-feira de manhã por um helicóptero vietnamita que conclui que não se trata de uma balsa. "O objeto foi recuperado por indicação e a pedido do centro de salvamento da Malásia, 130 quilómetros a sudoeste da ilha de Tho Chu. O objeto foi identificado como sendo a cobertura de um rolo de cabos", informou a autoridade da aviação civil do Vietname.

Entretanto, a China apelou à Malásia para que "intensifique os seus esforços" nas operações de busca para localizar o Boeing 777 da Malaysia Airlines, que desapareceu no sábado com 153 passageiros chineses a bordo.

"A Malásia valoriza este incidente (e mostra) uma atitude sincera, mas dada a situação, a Malásia deve intensificar os seus esforços", declarou Qin Gang, porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros.

Muitos familiares dos passageiros do avião manifestaram a sua frustração e cólera contra a Malaysia Airlines, mas também contra as autoridades chinesas e malaias, lamentando uma gestão de crise "opaca" e a falta de informações.

O voo MH370 da Malaysia Airlines, entre Kuala Lumpur e Pequim, desapareceu no sábado de manhã com 239 pessoas a bordo. Não foi enviado qualquer pedido de ajuda, disseram as autoridades.

O desaparecimento levou a um esforço internacional de busca e salvamento envolvendo vários países e dezenas de aviões e navios, mas até agora não foram encontradas provas firmes de destroços do avião.