O Jogo ao Vivo

Islândia

Odisseia de Angela Merkel prossegue de autocarro entre Bozen e Berlim

Odisseia de Angela Merkel prossegue de autocarro entre Bozen e Berlim

Depois de passagens forçadas por Lisboa e Roma, no regresso da viagem oficial aos Estados Unidos, Angela Merkel deve chegar ao fim da tarde de hoje, domingo, a Berlim, de autocarro.

"Sentimo-nos todos muito bem aqui, e agora alegramo-nos por poder regressar a casa, a Berlim", disse a chanceler, em Bozen, Itália, antes de entrar para o autocarro em que ia seguir viagem, na companhia da sua delegação e de jornalistas.

Entre Bozen, no sul do Tirol, e Berlim, a comitiva alemã ainda terá de percorrer quase 900 quilómetros, e só é esperada na capital alemã ao final da tarde.

A chefe do Governo alemão saiu ontem, sábado, à tarde de Roma, em caravana automóvel, rumo a Berlim, mas um "furo" num pneu do autocarro onde seguiam os jornalistas, perto de Siena, obrigou a nova paragem forçada, para pernoitar, em Bozen.

Merkel, que estava de visita oficial aos EUA, viu-se impedida de regressar a Berlim, na sexta-feira, no avião governamental, como estava previsto, devido ao encerramento do espaço aéreo alemão, causado pela nuvem vulcânica.

A comitiva alemã optou então por rumar a Lisboa, onde pernoitou num hotel do centro da cidade, seguindo viagem no sábado de manhã para Roma, porque os aeroportos alemães continuavam fechados.