Espanha

Oito detidos em operação contra grupo de ligação a presos da ETA

Oito detidos em operação contra grupo de ligação a presos da ETA

A Guarda Civil espanhola deteve, esta quarta-feira, oito pessoas numa operação contra membros do Grupo de Ligação com o Coletivo de Presos da ETA, informaram fontes do Governo espanhol.

Os detidos são Arantza Zulueta, Jon Enparantza, Egoitz López de la Calle, Aitziber Sagarminaga, José Luis Campos, Aintzane Orkolaga, José Miguel Almandoz e Asier Aranguren, segundo as mesmas fontes.

A operação decorreu no País Basco e em Navarra dois dias antes de uma manifestação programada para Bilbau onde os organizadores pretendem defender a 'repatriação' para o País Basco de presos da ETA.

Segundo fontes citadas pela imprensa espanhola a operação começou num escritório de advogados no centro de Bilbau, onde trabalhava a advogada de presos da ETA Arantza Zulueta.

A operação decorreu momentos antes de começar uma reunião do Grupo de Ligação com o Coletivo de Presos da ETA (EPPK).

Os detidos fazem parte do grupo criado em julho de 2012 para funcionar como interlocutor dos presos da ETA e proporcionar contactos com agentes políticos bascos e internacionais para tentar procurar uma solução para os detidos.

Dezenas de presos da ETA foram libertados no final do ano passado depois da decisão do Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH) que pôs fim ao uso da polémica doutrina, conhecida como "Parot", usada para alargar penas em Espanha.

PUB

Outras Notícias