Covid-19

OMS alerta para crescimento "preocupante" de casos no mundo

OMS alerta para crescimento "preocupante" de casos no mundo

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira para o contínuo crescimento de infetados com covid-19 no mundo, referindo que o número de novos casos confirmados por semana quase duplicou nos últimos dois meses.

Tedros Adhanom Ghebreyesus disse, em conferência de imprensa, que o número de novos casos "está a aproximar-se da maior taxa de infeção que vimos até agora na pandemia".

O responsável da OMS disse ainda que alguns países que conseguiram evitar surtos generalizados de covid-19 estão agora a registar aumentos acentuados, citando a Papua-Nova Guiné como exemplo.

"Até o início deste ano, a Papua-Nova Guiné tinha relatado menos de 900 casos e nove mortes", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, adiantando que agora o país já identificou mais de 9000 casos e 83 mortes, metade das quais no mês passado.

"A Papua-Nova Guiné é um exemplo perfeito de como a vacina é tão importante", disse o diretor-geral da OMS, acrescentando que a nação insular do Pacífico conta com doações de vacinas da Austrália e da COVAX, apoiada pelas Nações Unidas.

Até o momento, a COVAX já enviou cerca de 40 milhões de vacinas para mais de 100 países, o suficiente para proteger cerca de 0,25% da população mundial.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG