Mundo

Onda de tornados matou cinco pessoas no centro dos Estados Unidos

Onda de tornados matou cinco pessoas no centro dos Estados Unidos

Os estados de Oklahoma, Kansas, Nebraska e Iowa, no centro dos Estados Unidos da America, foram atingidos, durante a madrugada deste domingo, por uma onda de tornados que provocou pelo menos cinco mortos, danos em vários edifícios e vários feridos.

De acordo com os relatos da cadeia de televisão CNN, as cinco vítimas mortais, entre as quais duas crianças, ocorreram na cidade de Woodward, no estado de Oklahoma, às primeiras horas deste domingo.

Os serviços meteorológicos receberam mais de 88 relatos de tornados desde a noite de sábado nos estados de Oklahoma, Kansas, Nebraska e Iowa.

Dezenas de pessoas sofreram ferimentos e alguns edifícios ficaram danificados, entre eles o hospital da localidade de Creston (em Iowa) e o aeroporto de Wichita (no Kansas).

Grande parte da localidade de Thurman, em Iowa, também ficou destruida, mas não houve registo de qualquer ferido porque os 250 habitantes foram avisados a tempo e conseguiram refugiar-se no edifício da câmara, segundo a estação televisiva Fox News.

O jornal local "The Oklahoman" conta este domingo que um dos primeiros tornados começou por atingir a localidade de Norman (Oklahoma), provocando pelo menos 18 feridos ligeiros e muitos danos nas estruturas.

As autoridades emitiram um alerta de "alto risco" para os estados de Oklahoma, Kansas, Nebraska e Iowa, zonas que têm cerca de cinco milhões de habitantes, refere a Agência EFE.

PUB

A última vez que este centro emitiu um alerta de alto risco foi em abril do ano passado, quando um devastador temporal arrasou o sul do país, provocando 347 mortos numa semana.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG