Mundo

Os homens que vão liderar os Estados Unidos

Os homens que vão liderar os Estados Unidos

Saiba o essencial sobre Barack Obama e Joe Biden.

Barack Obama, 51 anos, democrata. O primeiro afro-americano presidente dos EUA

O slogan da anterior campanha eleitoral - "Yes, we can" _- fez com que milhões de pessoas em todo o Mundo acreditassem que era possível sair rapidamente da crise. Quatro anos depois, a sua palavra-chave é "Forward" (para a frente). Nascido em Honolulu, no estado americano do Havai, foi o primeiro afro-americano na presidência dos EUA. Graduado em Ciências Políticas e licenciado em Direito, foi eleito para o Senado do Illinois em 1996. Em 2003, chegou ao Senado federal. Eleito presidente em 2008, tenta agora a reeleição. Recebeu o prêmio Nobel da Paz em 2009.

Num escritório de advogados conheceu a mulher, Michelle, com quem se casou em 1992 e com quem teve duas filhas, agora com 14 (Malia) e 11 anos (Sasha). Bo, o cão de água português, completa a família que ocupa a Casa Branca desde 2008.

Progressista, carismático, com sentido de justiça, defensor da união e da reconciliação, Obama admitiu já que um dos maiores erros do seu primeiro mandato foi não se ter aproximado mais dos cidadãos.

Entre os grandes factos do primeiro mandato de Obama destaque para o fim da guerra no Iraque, o início do processo de retirada no Afeg

Joe Biden, 69 anos, democrata. De aspirante a padre a vice-presidente

Joe Biden nasceu na Pensilvânia a 20 de novembro de 1942. Em jovem pensou ser padre, mas acabou por se formar em direito. Aos 29 anos foi eleito para o Senado e tornou-se o mais jovem senador da história dos EUA. Poucas semanas depois, a mulher e um dos três filhos morreriam no acidente de viação.

A vida voltou a sorrir-lhe quando em 1977 se casou com a atual mulher, Jill, a quem segundo confessou Biden teve de pedir para casar cinco vezes, uma perseverança que emprega tanto a defender as suas ideias como a dar os melhores conselhos ao Presidente.