Mundo

Pais não deixaram filha sair de casa e foram detidos após queixa da jovem

Pais não deixaram filha sair de casa e foram detidos após queixa da jovem

Um casal foi detido em Baeza, região espanhola localizada na Andaluzia, porque a filha o acusa de detenção ilegal. A jovem, de 16 anos, apresentou queixa na polícia contra os pais, porque estes não a deixaram sair de casa, por castigo.

O caso parece um vulgar acontecimento doméstico. Um pai não gostou do comportamento da filha e decidiu castigar a jovem, de 16 anos, proibindo-a de sair de casa.

A história vem contada no "Diario Jaen", que não revela qual o comportamento da rapariga, que a levou ao castigo. A jovem não gostou de ser punida e apresentou queixa na polícia, conta a agência Europa Press.

Os agentes, surpreendidos com tal queixa, socorreram-se do Código Penal espanhol para considerar a possibilidade de comportamento criminoso por parte do casal. O pai foi acusado de atentar contra o dever familiar de proteger a menor, e a mãe, que não se opôs ao castigo, foi considerada cúmplice.

Os pais foram detidos para averiguações e entretanto libertados. A menor está à guarda de um centro de acolhimento da Junta de Andaluzia, enquanto decorre "o protocolo habitual nestes casos", explicou a conselheira para a Igualdade e Bem-Estar Social de Jaén, Micaela Navarro.

Com base no protocolo, que determinou a audiência em tribunal e o acolhimento da menor numa instituição, as autoridades "estão também a falar com os pais, para saber o que se passou e tentar determinar se a rapariga está desamparada, tendo em conta que tem apenas 16 anos", acrescentou Micaela Navarro.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG