Guiné-Bissau

José Mário Vaz venceu as presidenciais na Guiné-Bissau

José Mário Vaz venceu as presidenciais na Guiné-Bissau

José Mário Vaz venceu as eleições presidenciais na Guiné-Bissau, de acordo com os resultados provisórios anunciados pela Comissão Nacional de Eleições.

José Mário Vaz, apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC), obteve 61,9% dos votos na segunda volta das eleições presidenciais, realizada no domingo, enquanto o candidato Nuno Nabian recolheu 38,1%.

O PAIGC já tinha conquistado a maioria absoluta nas eleições legislativas de 13 de abril (mesmo data da primeira volta das presidenciais) e consegue agora eleger o Presidente.

Na contagem total, Vaz conseguiu 364394 votos contra 224089 de Nuno Nabian, candidato independente apoiado pelo Partido da Renovação Social (PRS), principal força da oposição, e conotado com os militares autores do golpe de Estado de 2012.

O Presidente eleito venceu em 22 dos 29 círculos eleitorais da Guiné-Bissau.

A nível regional, Nabian venceu nas regiões de Tombali (sul) e Oio (centro), enquanto Vaz venceu nas restantes sete (Bissau, Quinara, Biombo, Bolama, Bafatá, Gabú e Cacheu) e também na diáspora. A abstenção subiu em comparação com a primeira volta das presidenciais, de 10,71% para 21,79%.

ver mais vídeos