Angola

"Jornal de Angola" rejeita cimeira com Portugal se persistir "onda de deslealdade"

"Jornal de Angola" rejeita cimeira com Portugal se persistir "onda de deslealdade"

O diário estatal "Jornal de Angola" escreve, esta segunda-feira, em editorial, não ser aconselhável realizar qualquer cimeira com Portugal "enquanto persistir a onda de deslealdade e agressão que vem de Lisboa".

O texto retoma o tom fortemente crítico a Portugal, intensificado depois do anúncio feito, há cerca de uma semana, pelo presidente angolano José Eduardo dos Santos no parlamento sobre a suspensão da construção da parceria estratégica luso-angolana.

Sob o título "Adeus lusofonia", o editorial do único jornal diário de Angola acusa diretamente os órgãos de soberania portugueses de deslealdade.

"A cúpula em Portugal, Presidência da República, Assembleia da República, Governo, Tribunais, tem pesadas responsabilidades no atual clima de agressão a Angola, que recrudesceu nas últimas semanas e atingiu níveis inaceitáveis", destaca-se no editorial.

Daí que o "Jornal de Angola" conclua que, "enquanto persistir a onda de deslealdade e agressão que vem de Lisboa, não são aconselháveis cimeiras".

"E é um rotundo erro desvalorizar a posição tomada pelo nosso chefe de Estado. Com isso, estão a enganar as pessoas. Dizem cinicamente que já está tudo bem, enquanto ao mesmo tempo o Ministério Público faz mais manchetes nos jornais e são violados os entendimentos feitos com Angola", acrescenta.

A concluir, o editorial acentua que "Portugal já não está nas grandes obras públicas (...) Não está no petróleo. Não está na transferência de tecnologias. Aí estão a China e o Brasil".

PUB

Portugal "parece estar apenas reduzido à chantagem e à falta de respeito", numa situação que o Jornal de Angola considera como fortemente prejudicial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Assim, estão a dizer adeus à lusofonia", termina o editorial desta segunda-feira, o quarto dedicado às relações luso-angolanas desde o passado dia 9.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG