Malta

Papa usa pela primeira vez plataforma elevatória para entrar no avião

Papa usa pela primeira vez plataforma elevatória para entrar no avião

O Papa Francisco teve de utilizar este sábado, pela primeira vez, uma plataforma elevatória para embarcar no seu avião para Malta, devido a problemas nas articulações, que lhe diminuem os movimentos.

O pontífice, que tem 85 anos, chegou esta manhã ao arquipélago mediterrânico de Malta para uma visita de dois dias, informou a agência de notícias AFP. Pela primeira vez desde o início do papado, embarcou no aeroporto de Fiumicino, em Roma, utilizando uma plataforma reservada a pessoas com mobilidade reduzida, segundo os jornalistas que o acompanhavam na viagem.

Francisco sofre de ciática e de dores recorrentes na anca que o fazem coxear. Na sexta-feira, no Vaticano, durante uma audiência com representantes das comunidades indígenas do Canadá, o chefe da Igreja Católica mostrou claras dificuldades em mover-se.

PUB

Em julho de 2021, esteve hospitalizado durante 10 dias, após ter sido submetido a uma delicada operação ao cólon sob anestesia geral. Em janeiro, teve de renunciar a um passeio no final da sua audiência geral semanal no Vaticano por causa de dores no joelho, tendo brincado com a situação, afirmando: "Dizem que acontece aos idosos, não sei porque me acontece". Em fevereiro, foi obrigado a cancelar uma viagem a Florença pela mesma razão.

Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa em 2013 após a demissão surpresa do seu predecessor Bento XVI, o primeiro papa a renunciar ao trono de São Pedro desde a Idade Média.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG