bin Laden

Paquistão anuncia detenção de comandante da al-Qaeda

Paquistão anuncia detenção de comandante da al-Qaeda

O Paquistão anunciou a detenção de um importante "comandante da al-Qaeda", de nacionalidade iemenita, Muhammad Ali Qasim Yaqub, conhecido por Abu Sohaib Al Makki.

Num comunicado intitulado "Importante comandante da al-Qaeda detido em Carachi", os militares paquistaneses apontaram Yaqub como "um importante membro activo" da rede terrorista fundada por Osama bin Laden, morto há duas semanas por um comando norte-americano.

O comunicado não indica quando ocorreu a detenção, mas refere que "segundo os primeiros elementos do inquérito, Al Makki é iemenita e trabalhou directamente sob as ordens de chefes da al-Qaeda ao longo da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão".

A detenção foi anunciada numa altura em que o Paquistão e os Estados Unidos manifestaram a vontade de restabelecer a confiança bilateral depois da crise causada pela eliminação de Bin Laden em território paquistanês, numa operação secreta dos Estados Unidos.

Enquanto Islamabad lamentou o ataque "clandestino" em território paquistanês, responsáveis norte-americanos apontaram a incompetência ou até mesmo a cumplicidade das autoridades do Paquistão ao permitirem que Bin Laden se escondesse durante anos numa cidade onde estão cerca de 10 mil militares.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG