Mundo

Parlamento britânico aprova projeto para futuro referendo sobre UE

Parlamento britânico aprova projeto para futuro referendo sobre UE

O Parlamento britânico aprovou, esta sexta-feira, um projeto de lei para a realização em 2017 de um referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, projeto que pode nunca chegar a ser lei.

Os deputados aprovaram por 305 votos a favor e 30 contra o projeto do deputado conservador James Wharton, numa sessão em que a oposição apenas participou no debate e esteve ausente da votação.

Os deputados, maioritariamente conservadores, acordaram por unanimidade que o projeto tenha uma segunda leitura na Câmara dos Comuns, onde é provável que seja chumbado pelos trabalhistas, na oposição, e democratas-liberais, que integram a coligação de Governo liderada por David Cameron.

A realização de um referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE em 2017, na condição de os conservadores vencerem as legislativas de 2015, foi prometida em janeiro pelo primeiro-ministro para acalmar o setor mais eurocético do Partido Conservador.

Apesar da distância da eventual consulta, os conservadores defenderam a aprovação, o quanto antes, de um projeto de lei definindo as bases da realização do referendo.