Índia

Pelo menos 10 mortos em avalanche nos Himalaias

Pelo menos 10 mortos em avalanche nos Himalaias

Pelo menos dez pessoas morreram depois de uma avalanche ter atingido alpinistas nos Himalaias indianos, disse a polícia esta quarta-feira. Há 18 membros da expedição ainda desaparecidos.

Várias dezenas de estagiários de escalada foram apanhados num deslizamento de neve na manhã de terça-feira perto do cume do Monte Draupadi ka Danda-II, no estado de Uttarakhand, no norte. O porta-voz da agência estatal de desastres, Ridhim Aggarwal, disse à AFP que os alpinistas ficaram presos numa fenda após a avalanche.

"Equipas de resgate recuperaram 10 corpos", disse a força policial do estado de Uttarakhand, no Twitter. Até agora, 14 pessoas foram resgatadas do local da avalanche, a cerca de 4900 metros acima do nível do mar. Cinco estão a ser tratadas num hospital distrital em Uttarkashi.

PUB

O ministro-chefe de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami, confirmou no Twitter que a alpinista Savita Kanswal, que havia escalado o Everest no início deste ano, se encontrava entre os mortos. Kanswal era uma instrutora da expedição e foi homenageada pela comunidade de alpinistas por escalar o pico mais alto do mundo e a vizinha Makulu em apenas 16 dias - um recorde feminino.

A expedição incluia 34 estagiários, sete instrutores e um auxiliar de enfermagem do Instituto Nehru de Montanhismo.

Dois helicópteros da Força Aérea foram enviados à região para ajudar nas buscas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG