O Jogo ao Vivo

Chile

Perfuradora T-130 chegou ao refúgio dos mineiros chilenos

Perfuradora T-130 chegou ao refúgio dos mineiros chilenos

Os 33 mineiros retidos desde 5 de Agosto na mina de San José, norte do Chile, registaram hoje, sábado, em vídeo, o momento em que uma das perfuradoras abriu um buraco no seu refugio, provocando manifestações de alegria de todos.

O vídeo, distribuído pelas autoridades, regista o preciso momento em que a perfuradora T-130 abriu um buraco de cerca de 30 centímetros de diâmetro no refúgio onde estão os 33 mineiros.

Os mineiros manifestaram a sua alegria pelo sucesso dos trabalhos e um deles compromete-se, em declarações para a câmara de filmar, a ajudar nos trabalhos que agora são necessários.

"Estamos extremamente emocionados e super contentes"afirmaram os trabalhadores que também agradeceram ao governo chileno e a "todos quantos estão a trabalhar" por eles, sacrificando dias de descanso e até mesmo festividades nacionais.

Os 33 mineiros, entre eles um boliviano, sabem que terão agora um trabalho árduo pela frente para que possam sair com vida do refúgio situado a 700 metros de profundidade.

A máquina T-130, à qual serão agora mudados os martelos de forma a permitir abrir um buraco com, pelo menos, 65 centímetros de diâmetro, vai fazer cair no refúgio muita terra que terá de ser removida pelos mineiros.

O engenheiro responsável pelas operações de resgate, Andrté Sougarret, explicou que o caminho até ao refúgio agora aberto será utilizado para enviar petróleo aos mineiro para que estes possam colocar em funcionamento uma máquina que os vai ajudar a retirar a terra.

O ministro chileno das Minas, Laurence Golborne, advertiu, contudo, que o trabalho que há pela frente para resgatar os 33 mineiros, ainda vai demorar várias semanas, mas mostrou-se optimista no sucesso da operação e no salvamento do grupo durante o mês de Novembro.