O Jogo ao Vivo

Impasse

Plenário da COP26 novamente adiado

Plenário da COP26 novamente adiado

O presidente da cimeira do clima da ONU adiou o plenário informal de avaliação do estado das negociações, reafirmando esperar que os trabalhos fiquem concluídos esta tarde.

Um dia depois do prazo marcado para o fim da 26.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre alterações climáticas (COP26), Alok Sharma tinha apontado o reinício do plenário para as 12 horas, mas decidiu dar mais tempo, até às 14.30 horas, para "haver resoluções antes de começar".

"A minha intenção é que fechemos esta COP esta tarde e tenhamos um pacote de resoluções equilibrado, dando tempo a toda a gente para se expressar", afirmou aos delegados quase duas horas depois de abrirem as portas do plenário de Glasgow.

PUB

Admitiu que o resultado poderá "não agradar a toda a gente", mas pediu que se chegue a um consenso sobre o texto final da declaração da cimeira que "faça avançar as coisas para todos".

O novo projeto de declaração final da cimeira do clima da ONU exorta os membros do Acordo de Paris a dobrarem o dinheiro com que contribuíram para o financiamento climático (cerca de 80 mil milhões de euros) até 2025.

Esta previsão está na mais recente versão de resolução sobre o Acordo de Paris.

O compromisso de os países desenvolvidos reunirem 100 mil milhões de dólares anuais para financiamento climático aos países menos desenvolvidos, ajudando-os a tomar medidas de mitigação de emissões poluentes e adaptação aos efeitos das alterações climáticas, foi assumido em 2009 e tinha como meta 2020, mas um ano antes, apenas tinha sido cumprido a 80%.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG