O Jogo ao Vivo

Mundo

Portos bloqueados por pescadores franceses

Portos bloqueados por pescadores franceses

Os portos do sul da França, Marselha, La Ciotat, Ajaccio e Bastia ficaram esta segunda-feira bloqueados por pescadores que protestam contra um projecto europeu de reforma da pesca artesanal, revelaram fontes concordantes.

Em Marselha (sudeste), os pescadores, apoiados nos atuneiros, bloquearam logo pela manhã as duas passagens de acesso às docas leste do porto, impedindo toda a circulação marítima, até terminarem o protesto ao final do dia, segundo uma porta-voz do Grande porto marítimo de Marselha.

Durante o dia, dois ferries e dois paquetes foram desviados para o porto de Toulon, precisou a fonte.

Na Córsega, nas duas principais cidades da ilha, Ajaccio e Bastia, os pescadores levantaram o bloqueio a meio do dia, libertando dois navios da SNCM e um de Corsica Ferries.

Os pescadores protestam contra um projecto de regulação europeu que modifica as modalidades de controlo sobre os navios (os registos de bordo, equipamento para a vigilância dos navios por satélite) e contra uma proposta de modificação, esta nacional) das condições de segurança nos navios com menos de 12 metros, segundo o Comité regional das pescas no Mediterrâneo.

Os pescadores foram recebidos na prefeitura da região de Marselha.

"Recebemos um acordo de princípio para a realização de uma reunião em Paris que será organizada nos próximos dias", declarou Mourad Kahoul, do sindicato dos atuneiros do Mediterrâneo para justificar o levantamento do bloqueio.

PUB

Outras Notícias