PCC

Presidente da China pede exemplo aos responsáveis do partido

Presidente da China pede exemplo aos responsáveis do partido

O presidente chinês e líder do Partido Comunista da China (PCC) pediu aos principais responsáveis partidários para se preocuparem menos com ganhos pessoais e serem mais exemplares nas convicções, mantendo "uma liderança unificada e centralizada".

Xi Jinping falava na reunião do Comité Central do PCC, órgão máximo do poder no partido, que terminou na terça-feira, em Pequim, e foi realizada para estudar a história do partido e "exercer autocrítica", de acordo com a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

No discurso, o presidente chinês pediu aos membros do politburo "que se preocupem menos com os ganhos pessoais, que liderem a demonstração da firmeza dos seus ideais e convicções, e que deem o exemplo para manter a autoridade do Comité Central e a sua liderança unificada e centralizada".

O também secretário do Comité Central do partido afirmou que "quanto mais sabedoria histórica o partido acumular", "mais iniciativa terá para conquistar o futuro", e observou que nos últimos 100 anos o PCC "tem estado empenhado na busca da felicidade do povo chinês, no rejuvenescimento da nação, na busca do progresso para a humanidade e do bem comum para o mundo".

O PCC, no poder na China desde 1949, comemorou o centenário da fundação este ano e vai realizar o 20.º congresso, no segundo semestre do próximo ano.

"É aqui que reside a confiança histórica do PCC e é a fonte da confiança do partido no exercício do domínio a longo prazo na China e na união do povo e no seu avanço", disse Xi.

A reunião decidiu "reforçar a confiança histórica, unidade e espírito de luta do PCC", com os membros do politburo a salientarem unanimemente que o papel central de Xi no partido e a sua proclamação de "socialismo com características chinesas para uma nova era" têm um "peso decisivo na prossecução do processo histórico de rejuvenescimento nacional" chinês.

PUB

"As realizações históricas para o partido e para o país foram possíveis principalmente porque Xi manteve um rumo firme ao leme e a sua premissa forneceu orientação científica", indicou a Xinhua.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG