Brasil

Presidente do Brasil e Obama reuniram-se em plena crise diplomática

Presidente do Brasil e Obama reuniram-se em plena crise diplomática

O presidente dos EUA, Barack Obama, e a sua homóloga do Brasil, Dilma Rousseff, encontraram-se à margem da reunião do G20, na Rússia, no meio do embaraço provocado pelo programa de vigilância norte-americano.

O encontro, que não foi divulgado na agenda oficial da presidente Dilma Rousseff, ficou claro quando ambos chegaram atrasados para o jantar oficial do G20 e foi confirmado, mais tarde, por assessores da Casa Branca, de acordo com a agência noticiosa AFP.

Ambos os líderes encontram-se em São Petersburgo para o encontro do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo.

No domingo passado, uma reportagem transmitida pela televisão brasileira revelou que o sistema de segurança norte-americano espiou telefonemas e mensagens de Dilma Rousseff com seus principais ministros e assessores.

A informação foi revelada pelo jornalista Glenn Greenwald, com base em dados divulgados por Edward Snowden, ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança norte-americana (NSA, na sigla em inglês).

Na segunda-feira, o Governo brasileiro anunciou sua indignação pelo ocorrido, exigindo prontas explicações ao executivo norte-americano.

Esta quianta-feira, a assessoria da Presidência da República confirmou que a viagem dos assessores que tratariam da deslocação da presidente brasileira em outubro aos EUA foi cancelada.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG