EUA

Primeira senadora homossexual dos EUA eleita no Wisconsin

Primeira senadora homossexual dos EUA eleita no Wisconsin

A democrata Tammy Baldwin foi eleita no estado do Wisconsin, tornando-se na primeira senadora homossexual da história dos Estados Unidos.

"Não vos enganeis, estou orgulhosa de ser uma progressista do Wisconsin", disse, após a sua vitória nas eleições para o congresso, Tammy Baldwin, cuja homossexualidade assumida não dominou contudo a campanha neste estado do norte do país.

Tammy Baldwin, de 50 anos, ocupava anteriormente um lugar na câmara dos representantes, onde tinha sido igualmente a primeira eleita assumidamente lésbica.

Eleita para a Câmara dos Representantes desde 1999, Tammy Baldwin é conhecida pela seu interesse e defesa de assuntos como o processo de paz no Médio Oriente, das energias renováveis, do sistema de saúde e da luta contra a discriminação.

Com os resultados eleitorais de terça-feira, que deram a reeleição para a Casa Branca a Barack Obama, os republicanos deverão manter a maioria na Câmara dos Representantes, enquanto dos democratas deverão conservar o controlo do Senado.

O democrata Barack Obama foi terça-feira reeleito presidente dos Estados Unidos, superando os 270 votos no colégio eleitoral necessários para garantir a eleição e derrotar o candidato republicano Mitt Romney.